Bem, à pedidos, vou fazer um post educativos sobre a figura do Momento, o conhecido OCO, ou Ombro-Cabeça-Ombro, e sua variação, OCO Invertido...
O que é o OCO?
Após um topo, forma-se um topo mais elevado, e então outro topo mais baixo, ao traçar-se uma linha entre os dois fundos é possível encontrar a linha do pescoço, se após o segundo topo os preços descerem abaixo da linha do pescoço, a projeção da figura é de amplitude semelhante entre a distância entre o pescoço e o topo mais alto no sentido contrário da figura. Atenção, a figura apenas se confirma após o rompimento da linha de pescoço, e se anula após o rompimento do maior topo!
Mas o que esse padrão quer dizer?
Bem após um longo período de alta, a força compradora está quase no fim, ao se sentir superada pela força compradora usa de suas últimas forças para elevar os preços, é aí que forma-se o primeiro ombro, ao perderem suas últimas forças, a força vendedora leva novamente para baixo, formando a cabeça, então os compradores dão seu último suspiro, tentando levar os preços par cima da cabeça, fracassando nisso, os vendedores ganham força fazendo o preço cair ainda mais.
O oposto vale para o OCOI.
Vejamos alguns exemplos de OCOs no IBOV:
Primeiro um OCO em Itsa4Veja que só se confirma ao perder o pescoço...
Agora um OCOI no IBOV
Olha o OCO Sendo formado atualmente no IBOV. Atenção a essa linha de pescoço, várias ações estão configuradas assim... Mas enquanto não perder o pescoço, ou passar da cabeça, nada pode ser confirmado..
Como podem ver, é um padrão que se forma lentamente, e com pouca frequência, mas notem também o quão ele é expressivo ao ser confirmado...
Espero que tenham gostado... Comentem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amigo, obrigado pela dica, deu para aprender mt com essa sua explicacao, abraço.